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Indicadores e Campos

Última atualização: 19/09/2011.

Introdução

Criando Indicadores

Manipulando Campos

Formatando Campos

Inserir Campo de Data e Hora

Exemplos

-Calcular a Idade de uma Pessoa

Referências

 

Introdução

Os indicadores são úteis quando há a necessidade de atualizar campos num documento que se referem a ele. Sua vantagem é o fato que quando se edita uma referência, todos os campos a que se referem são também atualizados.

 

Criando Indicadores

Suponha que tenhamos o documento:

 

Caso deseje alterar todas as ocorrências de Felipe Costa Gualberto e/ou Atlético Mineiro num documento extenso, seria trabalhoso. Para esse caso, particularmente, seria simples fazer essa tarefa com o uso da ferramenta Localizar e Substituir (CTRL+U). Mas para os casos em que torna-se "perigoso" substituir as ocorrências.

Atenção: Perigoso significa que ao usar a ferramenta de Localizar e substituir, se você quiser substituir uva por maçã, palavras como luva se transformarão em lmaçã. Pode-se argumentar que então é só checar a opção de Localizar apenas palavras inteiras da janela. Isso pode ser feito, mas no entanto, nem sempre o usuário quer substituir todas as ocorrências de uma palavra num documento, destacando aí a relevância do uso de referências (campos).

Siga os passos:

Selecione a ocorrência referência de Felipe Costa Gualberto e no ribbon Inserir, clique em Indicador. A tela abaixo aparecerá:

 

Escolha um nome para referência, como por exemplo nome, e clique em adicionar. Faça o mesmo com Atlético Mineiro nomeando-o de time.

O quadro deverá ficar assim ao final:

 

Selecione, então, a primeira ocorrência de Felipe Costa Gualberto após a referência...

 

E pressione CTRL+F9. Um trecho cinza entre chaves aparecerá e você deverá digitar em seu interior REF nome. Com essa ação, foi criado um campo no Word, e a palavra chave REF é um código interpretado pelo Word com o objetivo de atribuir seu valor ao texto do nome a qual é referido. Deverá ficar conforme figura abaixo:

 

Faça o mesmo para Atlético Mineiro, mas escrevendo REF time em seu interior.

Repita o procedimento para todas as ocorrências de Felipe Costa Gualberto e Atlético Mineiro. Seu texto deverá ficar assim:

Os indicadores foram criados. Para fazer um teste, basta alterar o texto de uma das  referências (no caso, o primeiro Felipe Costa Gualberto ou o primeiro Atlético Mineiro) e atualizar um campo, ou seja, os campos não se atualizam automaticamente.

Atenção: Não se deve alterar uma referência apagando-se o texto e escrevendo outro em seu lugar porque então o Word apagará a referência junto com o texto, necessitando-se criar a referência à palavra novamente.

Esses detalhes são explicados na seção a seguir.

 

Manipulando Campos

Serão descritas as possíveis ações que podem ser executadas em campos. Ao selecionar um dos campos do documento, nota-se que o fundo do texto torna-se cinza.

CTRL+F9: Cria um novo campo no corpo do documento.

F9: Atualiza a fórmula do campo. Logo, se uma referência é alterada, o campo que se refere a ela só será atualizado se ele for seleciona e atualizado. Se deseja que o Word atualize todos os campos do documento, basta pressionar CTRL+T para selecionar todo texto do documento e em seguida F9.

 SHIFT+F9: Alterna o modo de exibição entre campo e texto no corpo do documento.

ALT+F9: Alterna o modo de exibição entre campo e texto de todos os campos do documento.

F11: Seleciona o próximo campo de um documento.

SHIFT+F11: Seleciona o campo anterior de um documento.

CTRL+F11: Bloqueia atualizações de um campo, ou seja, ao pressionar F9 sobre um deles, não haverá atualização do conteúdo.

CTRL+SHIFT+F11: Desbloqueia um campo. Dessa forma, ele aceitará atualizações.

 

Formatando Campos

Suponha que para nosso exemplo desejamos que a primeira ocorrência de Felipe Costa Gualberto e Atlético Mineiro estejam em negrito, a segunda ocorrência de Felipe Costa Gualberto em itálico e a segunda ocorrência de Atlético Mineiro sublinhada de azul, conforme figura abaixo. Como fazer?

Ao apertar ALT+F9, podemos ver como chegamos à formatação acima:

 

Note que após expor a referência desejada, usou-se o sufixo \* CharFormat. Seu uso determina que a formatação de saída do campo deverá seguir a formatação da primeira letra do campo. Logo, observa-se que na primeira ocorrência de Felipe Costa Gualberto e Atlético Mineiro, o R de REF está em negrito, resultando num texto de saída negrito. Para os casos da segunda ocorrência de Felipe Costa Gualberto, em que havia o sufixo \* CharFormat e o R do REF está em itálico, a saída do texto também foi itálica. O mesmo acontece se quisermos obter textos sublinhados, coloridos, grandes, tachados, etc.

 

Inserir Campo de Data e Hora

Você pode visualizar a data e/ou hora do sistema em um Documento, conforme figura abaixo:

As funções usadas nos campos devem retornar dados do tipo DATE ou TIME.

Você pode aplicar modificadores nas funções DATE e TIME. Primeiramente, veja para DATE:

Observe que para DATE, d representa os dias, M os meses e y (de year) representa os anos. Para formatar a data de acordo com um padrão, observe a sintaxe da expressão:

{ DATE \@ "formatação" }

As vírgulas são interpretadas simplesmente como vírgulas. A quantidade de d, M ou y usados diferenciam a expressão, conforme exemplos a seguir:

Para o parâmetro D (dia):

{ DATE \@ "d" } resulta em 9.

{ DATE \@ "dd" } resulta em 09.

{ DATE \@ "ddd" } resulta em ter (de terça-feira).

{ DATE \@ "dddd" } resulta em terça-feira.

A diferença de se usar dd ao invés de d é que com dd os números de 1 a 9 serão sempre visualizados com um zero à esquerda.

Para o parâmetro M (mês):

{ DATE \@ "M" } é o mesmo que 8 (no caso, o mês número 8 é Agosto).

{ DATE \@ "MM" } é o mesmo que 08 (no caso, o mês número 08 é Agosto).

{ DATE \@ "MMM" } é o mesmo que nov (de Novembro).

{ DATE \@ "MMMM" } é o mesmo que novembro.

Para o parâmetro Y (ano):

{ DATE \@ "yy" } é o mesmo que 10 (de 2010).

{ DATE \@ "yyyy" } é o mesmo que novembro.

Pessoalmente, para expressar uma data, uso a notação:

{ DATE \@ "dd/MM/yyyy" }, que é o mesmo que, por exemplo, 05/06/2010.

 

Da mesma forma, podemos aplicar diferentes formatos para a função TIME. Seus parâmetros são h (hora) e m (minutos). Suponha que o horário atual é 09:04h. Os exemplos são dados a seguir:

Para o parâmetro H (hora):

 { TIME \@ "h" } é o mesmo que 9.

 { TIME \@ "hh" } é o mesmo que 09.

Para o parâmetro M (minutos):

 { TIME \@ "m" } é o mesmo que 4.

 { TIME \@ "mm" } é o mesmo que 04.

Ou seja, { TIME \@ "hh:mm" } é o mesmo que 09:04.

 

Exemplos

 

Calcular a Idade de uma Pessoa

Veja o exemplo abaixo:

Foi criado um Campo calculado para mostrar a idade atual de uma pessoa. Logo, toda vez que o campo for atualizado, a idade também será atualizada. Se quiser visualizar o código do campo, teremos:

A expressão é:

{ = INT({ DATE \@ "yyyy" } + { DATE \@ "M" } / 12 + { DATE \@ "d" } / 365,25 - { REF Ano } - { REF Mês } / 12 - { REF Dia } / 365,25) }

Note que são usados três REF na expressão acima. A fórmula de cálculo de idade subtrai a data atual da data acima, composta pelos indicadores Ano, Mês e Dia:

Basticamente, as datas no Office são números. Logo, se obtermos o número de anos de hoje e subtrair de uma dada data, obteremos a quantidade de anos decorridos. Observe que os dias são divididos por 365,25 porque de 4 em 4 anos temos um ano bissexto.

É usado o sufixo INT para retornar um inteiro, ou seja, deseja-se expressar a quantidade de anos decorridos sem casas decimais.

Vale ressaltar para tomar cuidado ao alterar os parâmetros Dia, Mês e Ano. Eles são indicadores e, conforme mencionado durante este artigo, os indicadores são facilmente apagados ao serem substituídos.

 

Referências

Microsoft: http://office.microsoft.com/en-us/word-help/date-time-picture-field-switch-HP005186227.aspx

word.tips.net: http://word.tips.net/T001008_Age_Calculation_with_Fields.html

Para fazer o download dos exemplos desta página, clique aqui.

 

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Site de Felipe Costa Gualberto.

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